Talvez você ainda esteja com algumas perguntas não respondidas: O que é a Ser Lótus? Por que esse nome e qual a base do que é oferecido nos serviços da Pri? De onde tudo isso surgiu?
Aqui eu gostaria de colocar alguns pontos principais que norteiam todo o trabalho que eu ofereço e que tem muita relação com a minha história de vida e minha percepção de mundo. No entanto, antes de falar das bases do trabalho porque Ser Lótus?
A intensão é tomar como inspiração o próprio simbolismo da flor de Lótus e sermos como essa flor.
Nos ensinamentos do budismo e hinduísmo, a flor de lótus simboliza o nascimento divino, o crescimento espiritual e a pureza do coração e da mente.
O significado da flor de lótus começa em suas raízes – literalmente! A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes estão fundamentadas em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. O simbolismo está especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e tão especial para tantas pessoas.
É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35º, isto é, a mesma temperatura do corpo humano. Outra característica peculiar são suas sementes, que podem ficar mais de 5 mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar.
Outro motivo para o simbolismo desta flor é a sua capacidade de se auto limpar. Ela mergulha em uma água repleta de lodo e outras impurezas, entretanto as suas pétalas são limpas e imaculadas pela sua função natural de limpeza. Desta maneira, o lodo e as impurezas são associados ao pecado, apego e aos desejos materiais, e o renascimento e limpeza da flor são ligados à elevação espiritual e ao poder de auto cura pregados pelos ensinamentos budistas e hinduístas.
Ou seja, nosso melhor, mais belo e puro já existe em nós, bastando a nós utilizarmos os recursos da vida, olharmos nossas sombras e através do nosso enraizamento florirmos em nossas vidas.